Edna Lessa
COLUNISTA
Professora da Rede Estadual de Ensino, escritora e poeta. Especialista em Gestão da Educação Pública; Graduada em História e Geografia, Vice-Presidente da Academia Tauaense de Letras, colunista da Revista Internacional The Bard.
A Interseção entre Poesia e Música: Expressões Líricas Contemporâneas
Na abordagem poética apresentada na música “O melhor de mim vai acontecer” de Oswaldo Montenegro propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o mundo, explorando sua expressão lírica por meio de sentimentos profundos e de uma perspectiva contemporânea.
Uma característica marcante do músico e poeta é o uso de metáforas para traduzir emoções como o amor, a saudade, a tristeza e alegria, além de captar a complexidade de sentimentos contraditórios que permeiam o sentir. A composição musical termina com uma lembrança carinhosa de um olhar compartilhado, simbolizando a conexão humana e a importância dos momentos significativos na vida. Neste sentido, retrata ainda um olhar sobre como uma libertação pessoal pode ser determinante para a construção de novos recomeços. A mensagem transmite esperança e possibilidades de alcançar novos horizontes.
Este enfoque inicial, é uma demonstração clara de que música e poesia estão diretamente interligadas e numa perspectiva positiva são transmitidas através de uma melodia que é também poesia. A impressão que temos é que música e poesia são como duas faces de uma única arte. Ritmos, melodias, harmonias, métricas e sonoridade se fundem em expressões líricas que são eternizadas pelo tempo e pela cultura que atravessam gerações. E assim, músicos cantam poesias e poetas declamam músicas, ou seja, a música é poetizada e a poesia é musicada.
A linha paralela entre música e poesia tem uma história datada na cultura de povos antigos, cujas composições poéticas líricas eram feitas para serem cantadas e a poesia estava diretamente relacionada ao sentido primitivo da palavra poética, que é o canto. Tal interseção nos faz pensar que é praticamente impossível dissociar música e poesia e expõe uma relação profunda e antiga remontando às primeiras formas de expressão artística da humanidade. Desde os cânticos das tribos medievais, dos cantos gregorianos às canções de trovadores até as composições contemporâneas a conexão entre as duas artes se manifesta indistintamente de forma inovadora e recebe forte influência de outras experimentações artísticas e de todo contributo da cultura digital.
A ascensão das plataformas digitais dissemina a música e a poesia com a velocidade da luz. Canais de comunicação como Youtube, podcasts e redes sociais diversas, permitem um acesso globalizado e a criação de experiências imersivas através de espaços poéticos e interativos, unindo ainda mais música e poesia que rompem as barreiras do tempo e se expandem sem limites e com expressividade artística.
Sucintamente, a convergência entre poesia e música evolui concomitante as transformações culturais da atualidade. Ambas se entrelaçam profundamente num cenário dinâmico onde palavras e sons se reinventam conectando emoções e perpetuando memórias por meio de melodias e versos.
Por EDNA LESSA